10° ANIVERSÁRIO DA CANONIZAÇÃO DE
SÃO JOÃO ANTONIO FARINA ROMA 23/11/2014
PROPOSTA DE REFLEXÃO PARA OUTUBRO DE 2024
EDUCADORES
Dos escritos do Farina:
“Educadores, eu lhes confio a grande missão que está em suas mãos, a educação civil e cristã dos jovens. Vocês têm sob sua custódia o mais caro de nossos tesouros, o tesouro que forma a única esperança de nossa felicidade futura”.
Breve comentário:
A missão dos educadores é de extrema responsabilidade e utilidade para o futuro dos indivíduos e da sociedade; eles têm a delicada tarefa de formar bons cidadãos e bons cristãos.
São João Antonio não admite meias medidas quando se trata da educação dos jovens, por isso ele deseja que aqueles que cuidam deles sejam verdadeiros modelos, que expressem com suas vidas o que ensinam com suas palavras.
(Extraído livremente de Nicola Gori, ‘Con la passione nel Cuore’)
Para refletir e partilhar
Pensemos nas figuras de educadores que encontramos em nossa vida: eles se preocupavam apenas em transmitir conhecimento ou também eram “professores da vida”?
Com base em nossa experiência, qual é a diferença entre um bom educador e um mediocre?
Compromisso:
Todos nós somos educadores: quando explicamos algo, quando damos um bom exemplo, quando somos coerentes com o que dizemos. Que a dedicação e a humildade em educar sejam constantes em nós.
Anedota sobre a vida de Farina:
“Certo dia, ele encontrou uma menina de cerca de 12 anos em um corredor e, vendo-a mais séria do que o normal, perguntou-lhe o motivo. Ela ingenuamente respondeu que, em um momento de raiva, havia respondido mal ao professor.
Ele a admoestou gentilmente e a aconselhou a nunca falar com raiva.”
(Das memórias das Irmãs)