Sobre o Instituto Farina
Cuidando com amor e para a vida
O Instituto Farina é uma instituição privada, confessionalmente católica e filantrópica, que tem a missão evangélico-educativo-libertadora pautada na Palavra de Deus, centro vital que fortalece e se faz presente no processo educativo.
A principal meta é continuar a missão do Cristo Mestre: “Ensinar aos jovens a interpretar a voz do universo que revela o próprio Criador e, através das conquistas, das Ciências, levar ao conhecimento de Deus e do homem” (Uma Scuola Che Educa – Orientamento Pastorali, p.52) desabrochando, em verdadeira fraternidade e abertura, à transcendência e aos valores do Reino de Deus.
Ressalta-se que o fundamento perpassa ainda na epistemologia e nas ciências humanas, transmitindo todo conhecimento de forma prazerosa, sempre estimulando no aluno o amor de Deus e aos semelhantes, formando cidadãos coerentes e competentes para participar de forma ativa na sociedade. Que ele (o aluno), se torne um homem de consciência crítica dos valores cristãos e que a afetividade, a espiritualidade e a ética sejam uma constante em sua vida.
Quais as estruturas disponíveis, esportes, atividades extras e projetos que a escola oferece
Da educação infantil - Creche e Pré-escola
A organização e a estrutura da Educação Infantil obedecem ao previsto nas normas legais aplicáveis, com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por, no mínimo, 200 dias letivos, viabilizando o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos e 11 meses de idade, considerando os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, linguísticos, morais e sociais, de acordo com a redação dada pela Lei nº 12.796/13, bem como a divisão dos grupos por faixa etária, proposta pela BNCC, considerando, ainda, as diferenças de ritmo de aprendizagem e do desenvolvimento das crianças na prática pedagógica. Assim para a etapa da Educação Infantil, a qual está subdividida, de acordo com a BNCC, em grupos por faixa etária, que compreendem a Creche e Pré-Escola.
Do ensino fundamental
O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, tem como objetivo desenvolver as competências gerais orientadas pela BNCC, possibilitando a aquisição ou aprimoramento de competências, habilidades e atitudes específicas de cada área do conhecimento, a saber: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. Para ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o aluno deverá ter no mínimo 6 (seis) anos de idade ou a completar até 31 de março. O Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano está estruturado em regime anual, com carga horária de 800 (oitocentas) horas mínimas, compreendendo aulas e demais atividades letivas dispostas em, no mínimo 200 (duzentos) dias letivos, excluindo aulas/horas de 50 minutos e reuniões pedagógicas.
Biblioteca
As funções da biblioteca escolar estão intimamente ligadas às funções da escola, ou seja: a função social, de interagir a comunidade escolar com a promoção de práticas de leitura; a função cultural, preservadora de hábitos através da transmissão de experiências acumuladas pela instituição e a função educativa, em selecionar e produzir materiais educativos apropriados ao objetivo do currículo escolar.
Brinquedoteca
A Brinquedoteca é um espaço que convida a alçar voos longos rumo à imaginação. O ambiente possibilita que o “faz de conta” seja impregnado de ludicidade e criatividade, com instrumentos pedagógicos educativos na interação e vivência das crianças na Educação Infantil.
Da sala de multimídia
A sala de multimídia é um local destinado para a utilização de recursos multimídias e tecnológicos para uso de todo e qualquer profissional da escola, de modo que, este espaço, viabilize a realização de eventos de caráter científico, religioso, cultural e esportivo promovidas na comunidade educativa, bem como capacitações.
Laboratório de informática
O laboratório de Tecnologia Educacional e da Informação é de natureza pedagógica e assistência técnica, destinando-se ao desenvolvimento de atividades escolares como forma de democratizar e universalizar o acesso às tecnologias para as práticas educativas, bem como para a assistência e apoio nos serviços da informação e comunicação, utilizando-as de forma consciente e responsável.
SOR
O Serviço de Orientação Religiosa, subordinado à Diretora Pedagógica, é o organismo responsável pela orientação religiosa na Escola.
SAD
O serviço de Apoio Disciplinar, diretamente subordinado à Diretora Pedagógica, tem por finalidade propiciar aos educandos um ambiente que favoreça o estudo e a formação de hábitos e atitudes salutares.
Capela
É um ambiente especial na escola com o objetivo de acolher a comunidade educativa em grupo ou individualmente para as celebrações eucarísticas, os momentos de oração, de intimidade com Deus, facilitando-lhes a harmonia espiritual e o crescimento na fé e no amor a Deus e aos irmãos, contribuindo dessa forma com a formação cristã.
Do departamento de esportes e lazer
A realização de atividades físicas e desportivas visa ao desenvolvimento e à integração do aluno, em consonância com a Proposta Pedagógica do Instituto Farina. Será desenvolvida por professores e coordenadores com formação específica em Educação Física e/ou Práticas Esportivas
Infância e Adolescência Missionária
Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas realidades locais, como protagonistas da missão, comprometidos com os objetivos da IAM de:
1. Suscitar o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes; 2. Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida; 3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, no anúncio de Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem; 4. Incentivar pais, educadores e assessores a promover o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais; 5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças e adolescentes necessitados dos cinco Continentes.
Da educação especial e inclusiva
O Instituto Farina, em cumprimento ao disposto no Artigo 58, da LDB – Ensino Especial, poderá matricular com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, bem como de deficiência física considerando a inclusão social e a participação do educando na programação da escola, observando-se suas limitações na realização das atividades desenvolvidas.
Movimento Eucarístico (ADORA, AMA, REPARA, AGRADECE)
Compartilhar da espiritualidade eucarística das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações, que contemplam o coração de Cristo transpassado na cruz e o adoram na Eucaristia. É uma união de leigos que se empenham em uma intensa oração de LOUVOR, SÚPLICA E REPARAÇÃO.
Nosso Ambiente
Conheça um pouco de nosso ambiente escolar, confira nossas galerias e fique por dentro de nossos eventos.