logo

Campanha Missionária 2023 – Ide! Da Igreja local aos confins do mundo

Compartilhe este post

Facebook
LinkedIn
Twitter

Campanha Missionária 2023

Ide! Da Igreja local aos confins do mundo

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Após três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e sobre o “ser missão”, o tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.

No ano passado, foi celebrado o Ano Jubilar Missionário que animou a caminhada missionária da Igreja do Brasil. Em 2023 as ações missionárias estão voltados para a preparação do 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus nos dias 10 a 15 de novembro de 2023, tendo como horizonte o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) que será realizado em Puerto Rico em 2024.

Pés e coração: a construção da arte do cartaz

“Corações ardentes, pés a caminho” é o lema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. O texto focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários. Os pés dos discípulos – fincados em uma realidade bem determinada – se põe a caminho somente porque antes, os corações se inflamaram no encontro com Jesus que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão. A Campanha Missionária deste ano, põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. Destaca-se que este élan missionário nasce da experiência do amor de Cristo que cativa e impulsiona cada cristã, cada cristão.

A construção da arte da Campanha Missionária de 2023, em sintonia com o 5º Congresso Missionário Nacional, nos lembra o coração que pulsa na realidade local e os pés que nos impulsionam à animação missionária em todo o mundo. O coração traz, de maneira especial, a arte da cultura indígena amazônica, marcado pela cruz que nos identifica. Esse símbolo nos motiva para viver novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. O pé apresenta as cinco cores, representando os cinco continentes e o chamado para a missão até os confins do mundo. A arte expressa também o desejo que a rede das 279 igrejas locais deste nosso imenso Brasil, aprofundando a compreensão da responsabilidade missionária e da necessária conversão pastoral, possam assumir, com mais vigor, o chamado e o mandato de Jesus Cristo, nas diferentes atividades da única missão da Igreja que é evangelizar até os confins do mundo.

O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo no penúltimo domingo de outubro (21 e 22) realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.

Você pode gostar de ler

Destaque-Home-CNBB
Nota da Comissão para Ecologia Integral e Mineração sobre a tragédia em RS (CNBB)

Sinais dos tempos “Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu e, entretanto, não sabeis discernir esta época? E por que não julgais...

horario_avaliacoes_mensais_segunda_unidade
HORÁRIO DE AVALIAÇÕES MENSAIS - 2ª UNIDADE LETIVA (FUNDAMENTAL II)
Preparação para Corpus Christi

PODCAST CORPUS CHRISTI SLZ | EP 1 PODCAST CORPUS CHRISTI SLZ | EP 2        

cronograma_segunda_chamada_bimestral_primeira_unidade_letiva
CRONOGRAMA DE 2ª CHAMADA BIMESTRAL (1ª UNIDADE LETIVA)